O diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro sanitarista e ambiental, Victor Silvestre, é um dos candidatos inscritos na seleção mundial de jovens profissionais para a Conferência da Água da Organização das Nações Unidas (ONU), a ser realizada em março de 2023, em Nova Iorque.
A escolha de 12 jovens, de até 35 anos, será feita por duas entidades internacionais da área de saneamento, a International Water Association (IWA) e a Grundfos Youth Action ofr SDG6 Fellowship, e exige que os candidatos cumpram requisitos como apresentação de currículo, uma carta de motivação, uma redação, um projeto e, a parte mais difícil, uma carta de recomendação de algum membro da IWA. O engenheiro do Semasa teve sua participação recomendada em duas cartas, assinadas pelo diretor Executivo da Associação Canadense de Água e Esgoto, Robert Haller, e do diretor da companhia de água de Melbourne, Austrália, Pat MacCafferty. Além disso, o candidato precisa mostrar evidências de compromissos em promover mudanças positivas no setor de água, capacidade de liderança, ter histórico de geração de ideias impactantes e inovadoras no saneamento e conhecimento prático da língua inglesa.
A seleção garantirá a participação de, no máximo, dois jovens por região (África, Ásia, Europa, América Latina e Caribe, América do Norte e Oceania), sendo seis deles de países de baixa renda e metade mulheres. Os selecionados participarão de treinamento sobre os desafios para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de uma publicação sobre o papel crítico que os jovens têm na implementação da Agenda 2030 da ONU, com foco em questões hídricas. Após a Conferência da Água, a equipe participará de eventos na Dinamarca e na África, organizados pela IWA, com despesas custeadas por uma bolsa do próprio instituto.
Após a inscrição, os candidatos pré-selecionados serão entrevistados por representantes das entidades organizadoras. O resultado será divulgado em dezembro.